DOCUMENTAÇÃO PARA COMPRA DE IMÓVEIS

A Aquisição de um imóvel é normalmente um dos maiores investimentos que uma família faz em toda sua vida.
Para que a realização desse sonho não se transforme em pesadelo, é importantíssimo fazer uma ampla pesquisa da documentação do imóvel e do(s) proprietário(s) antes de efetuar qualquer pagamento.
Esses cuidados são necessários para evitar o risco de perder o seu imóvel (ou o seu dinheiro) como consequência de alguma ação judicial movida contra o antigo proprietário.

Documentação do Imóvel:
1)      Matrícula Atualizada do Imóvel:  Esse documento contém todas as informações e/ou restrições do imóvel. Por exemplo:  medidas do terreno, área construída, acréscimo de construção, proprietários anteriores e, principalmente, hipotecas ou dívidas pendentes. O documento pode ser pedido na forma de uma certidão no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel, mediante o pagamento de uma taxa.

2)      Certidão Negativa de Débitos Municipais:  Esse documento garante que não existem débitos Municipais do Imóvel e pode ser retirada na prefeitura.  Boa parte dos órgãos municipais do país disponibiliza a emissão gratuita desse documento através da internet, no site das prefeituras. Para emitir a certidão negativa do imóvel pela internet é necessário que você tenha a inscrição imobiliária do imóvel (que pode ser encontrada no carne de IPTU).

3)      Declaração negativa de débitos condominiais:  Essa declaração é necessária para imóveis em condomínio.

Documentação do(s) Proprietário(s) e Cônjuge(s):

1) RG original e cópia  

2) CPF original e cópia 

3) Comprovante atualizado do estado civil

4) Certidões:

Justiça Federal:  www.jfpr.gov.br

Receita Estadual:  www.fazenda.pr.gov.br

Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br/grupo2/certidoes.htm

Justiça do Trabalho – Imprimir formulário e guia de pagamento no site ( www.trt9.jus.br ) e ir pessoalmente ao TRT

Distribuidor do Fórum (Civil e criminal): Solicitar no Fórum 

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