quinta-feira, 14 de maio de 2015

6 fatores que mais valorizam ou desvalorizam um imóvel !

Existe uma série de fatores que influenciam o valor de um imóvel. Duas casas muito parecidas podem variar absurdamente de preço dependendo, por exemplo, do bairro onde se encontram do padrão de acabamento utilizado, da segurança, da área de lazer e outros itens que são percebidos como importantes para quem está comprando.  Listarei aqui os fatores mais relevantes e se você está planejando comprar ou vender um imóvel é muito importante entender esses itens.

1 – Localização
A localização do imóvel é um dos itens que mais impacta no seu valor. Imóveis em bairros de alto padrão, condomínios fechados, próximos a shopping centers e escolas, podem valer até o dobro de outro imóvel exatamente igual, mas localizado em uma área considerada menos nobre, ou menos segura, ou mais distante.

2 – Padrão: De construção e Acabamento
Outro fator muito impactante no valor de um imóvel é o padrão de construção e de acabamento. Casas construídas com alta qualidade, utilizando materiais como mármore Carrara, decks de madeira, ou que possuam isolamento térmico, aquecimento solar, papel de parede e outros itens, podem valer mais que o dobro do que um imóvel do mesmo tamanho construído com baixo padrão.

3 - Segurança
Um fator muito procurado e valorizado hoje em dia é a segurança. Imóveis localizados em bairros com alto índice de criminalidade, casas em ruas e prédios sem portaria, tendem a valer bem menos do que apartamentos localizados em prédios com completo sistema de segurança ou casas em condomínios fechados.

4 – Área de lazer
A tendência de construção dos últimos anos tem sido imóveis menores com áreas comuns de lazer cada vez mais completas. Hoje o conceito de área de lazer vai além da churrasqueira e da piscina. Há prédios e condomínios fechados com verdadeiros clubes recreativos, com quadras de tênis, academia, pista de caminhada, centro de estética e em alguns casos até lagos e espaço para pesca.

5 – Posição do Sol
O Fator sol é outro elemento que influencia no valor dos imóveis. Via de regra, as pessoas procuram imóveis com o sol da manhã e tentam fugir de imóveis intensamente expostos ao sol da tarde.

6 – Andar do apartamento
Esse item é exclusivo para imóveis em edifícios e a regra é simples: Quanto mais alto o apartamento, mais valorizado ele é. O Primeiro andar normalmente tem uma desvalorização maior ainda que os outros, em alguns casos chegando a valer até 30% a menos que seus vizinhos mais altos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário